terça-feira, 20 de maio de 2014

Nova tirinha! O processo de "In my teacher life"

Após perceber que minhas histórias do cotidiano (postadas no facebook) pareciam cativar as pessoas através do seu Humor Agridoce, resolvi montar uma nova série em Quadrinhos com elas.

Vim pensando durante algumas semanas nisso, e finalmente comecei a esboçar uma história básica que se passa basicamente no minha Vida Docente (sim, sou professor - de artes!).

Abaixo vocês podem ver a direita (bem pequeno ali abaixo dos rabiscos) o meu Thumbnail inicial para a página. Fiz isso depois de ter escrito as falas. De inicio, eram 4 quadrinhos e 3 mudanças de enquadramento.


Decidi que fazer com Bico de Pena seria a melhor escolha (ledo engano). Apesar de não treinar com bico de pena há uns meses, me surpreendi que ainda conseguia traçar (não com a precisão que tinha, mas ainda assim foi surpreendente). Assim, fiz os primeiros desenhos (desenhei todas as expressões em folhas separadas. Eu planejava fazer o cenário todo no computador).
Vejam a imagem abaixo pra entenderem o que eu estou falando:


Daí antes de bater foto de cada desenho individualmente (sim BATER FOTO - ainda não tenho um scanner), comecei a planejar o volume (sombra) do desenho. Fiz tudo com hachuras, pensando em Dois Pontos de Luzes Laterais Superior.


Apaguei o lápis, e por último joguei um BLACK no desenho das mãos para balancear a página. Usei para esse processo aquela famosa Brush Pen que tanto menciono por aqui. O único problema dela é que a tinta é bem aguada, e quando bato foto parece que pintei com um azul bem escuro - já fiz com scanner e dá no mesmo, antes que insinuem.)


Após bater as fotos e fazer as devidas correções de contraste e briho no photoshop, fiz o esboço do cenário como eu imaginava no primeiro Thumbnail. Ficou assim:


Quando comecei a montar tudo, mesmo que só no esboço do cenário, detestei. Do inicio ao fim.
As mãos não ficaram em perspectiva, o ritmo da narrativa estava lento, não sobrou espaço para os balões, o meu alter ego parece deslocado de tudo (sua expressão não convencia. Parecia um ator de terceira categoria), tudo estava muito "quadrado" e sem graça,... muitos problemas!!!

Qual foi a solução?
- Anotei os problemas;
- Joguei essa tirinha fora;
-  Recomecei do ZERO;

Abaixo vai uma pequena amostra de como ficou. A tirinha mesmo, só daqui DEZ dias no
Historietas de Quinta do blog El Fanzine!!!


EXCELSIOR!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário